Text 11 Apr 3 notes O caso #realengo por Robert Paulo.

Um avião quando cai nunca cai por acaso ou por um fato isolado. Uma tragédia acontece graças a uma sucessão de erros.

Pois bem, quinta feira um desses aviões caiu em realengo. Ele atingiu uma escola vitimando 12 crianças indefesas, e levando a óbito também seu piloto o jovem Wellington Menezes. Deixou também 11 crianças no hospital.

Muitas pessoas não conseguem acreditar como um desastre desse pode acontecer. Poucos percebem que desastres aéreos como esse poderiam ser evitados. Isso não aconteceu, e por uma infeliz sorte o resultado está na capa de todos os jornais.

Vamos listar alguns dos fatos que levaram a queda do avião de Wellington Menezes:

A fabricante do avião que Wellington Menezes pilotava fechou as portas logo após o seu lançamento. Por sorte outra empresa resolveu adotalo. Infelizmente o lote de aviões que Wellington Menezes fazia parte possuía um defeito sério. Ele alterava a forma como seu avião interpretava as condições climáticas. Mas como os especialistas afirmam, só isso não seria o suficiente para derrubar o avião.

Outro problema aconteceu durante as aulas para tirar seu brevê. Foram vários anos tentando ser aceito. Uma pena que ninguém o aceitava. Ele não sabia muito bem como se comportar nesse mundo novo que era a aviação. Ele era diferente. Durante anos de curso sofreu todo tido de hostilização. Foi jogado na privada. Na cesta de lixo. As comissárias de bordo que também faziam curso na mesma escola zombavam e provocavam ele. É, Infelizmente ser diferente não é algo tão bom. Principalmente se você for um estudante.

Ok, ainda sim ele conseguiu tirar o seu brevê. E por incrível que pareça ele ainda arrumou um emprego. No começo tudo era tranquilo, mas a falência do fabricante que lhe havia adotado o deixou muito perturbado. Não rendia mais como antes. Seu patrão decidiu mandar ele embora. Percebendo a situação ele se antecipou e pediu sua demissão.

Ele se sentia invisível e previsível. Durante seus 23 anos de aviação ele não encontrava sentido para continuar voando.

Ele decide então colocar um fim a sua trajetória. Escolhe sua antiga escola para jogar seu avião contra ele. Aquele garoto tímido e retraído não tinha mais medos. Decidiu enfrentar o maior de todos. A morte.

Não podemos analisar essa tragédia apenas a partir do último paragrafo. Espero que essa situação sirva pra entender que um desastre só acontece por uma soma de incontáveis problemas. Muitos dos quais a sociedade em geral faz parte. E pior, ainda legitima.

  1. robertpaulo posted this

Design crafted by Prashanth Kamalakanthan. Powered by Tumblr.