Text 6 Oct 3 notes Steve Jobs e o seu legado

Steve Jobs

Às 10 horas da noite de ontem descobri que Steve Jobs havia morrido. É engraço como a morte ajuda a enxergar melhor a realidade. Sua história deixa claro o novo papel que as marcas possuem em nossa sociedade. Marcas inspiram, movem as pessoas, são acima de tudo ideológicas. As marcas não podem mais ser chapa branca, ter como objetivo agradar a tudo e a todos. Marcas precisam ter personalidade, uma forma particular de ver o seu negócio, é isso que no final das contas vai as diferenciar da coerência.

Se você olhar os apetrechos da Apple vai observar que seu hardware era na maioria das vezes igual ou inferior ao da concorrência. Mas essa mesma observação mostra de forma clara que seus produtos possuíam um “Unique Selling Proposing” singular, e que o diferenciava da concorrência ao ponto de parecer que seu produtos eram de outra categoria, uma categoria sem concorrentes. Tudo isso aconteceu graças ao seu posicionamento, que era simples: tornar a experiência de uso de seus consumidores mais fácil, intuitiva e poderosa.

Seu foco estava nas pessoas e não em produtos ou concorrentes. Essa cultura de marca criada pela Apple e capitaneada por Steve Jobs deixa claro o novo papel das marcas na sociedade contemporânea.

Bem, é isso.

Valeu Jobs.

RIP.

  1. robertpaulo posted this

Design crafted by Prashanth Kamalakanthan. Powered by Tumblr.